Biblió com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente da Fontoura de Porto Alegre, no dia 26 de março.
Fotos: Edgar Mai.

 

 

 

 



O Patrono Carlos Urbim e a Traça Biblió na
55a. Feira do Livro de Porto Alegre.

 


 

Fotos - Abertura da 55a. Feira do Livro de Porto Alegre - Dia 30 de outubro de 2009

Fotos - Homenagem aos 25 Anos de Literatura do Guri Daltônico Carlos Urbim
Local: Arena das Histórias - Área Infantil - 55a. feira do Livro de Porto Alegre - Dia 31 de outubro de 2009


Sarau da Traça para o Professor

A Biblió anda muito ocupada por estar participando de alguns dos compromissos da agenda de seu autor, o escritor e jornalista Carlos Urbim, Patrono da 55ª. Feira do Livro de Porto Alegre, mas como é triantenada e serelepe ela está adorando a correria. Apaixonada por cultura, disciplinada, atende a todas as pautas de forma alegre e divertida, sempre roendo papeizinhos que não são úteis, é claro, como os deliciosos papéis de bombons que ela ganha de presente do seu querido namorado Tracinho.

Realizado no StudioClio, no último dia 22 de outubro à noite, o jornalista e escritor Carlos Urbim foi a personalidade entrevistada por Ruy Carlos Ostermann “o Professor” no Encontros com o Professor. Após a entrevista sempre tem uma “canja” com um músico local, mas neste dia a “canja” foi o “Sarau da Traça para o Professor” apresentado pela Traça Biblió, representada pela atriz, jornalista e produtora cultural Dinorah Araújo.

Entre o público estavam a artista plástica Zorávia Betiol, o professor e escritor Sérgius Gonzaga, Secretário Municipal da Cultura de Porto Alegre, e João Carneiro, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Fotos do "Encontro com o Professor"


Fotos da Turma B15 da EMEF São Pedro de Porto Alegre


Alô, Gurizada!
Como não poderia ser diferente, a Biblió, que é uma traça triantenada, está toda faceira com a notícia de que o seu criador, o Guri Daltônico de Livramento, jornalista e escritor Carlos Urbim, foi escolhido pela Câmara Rio-Grandense do Livro como Patrono desta edição da Feira do Livro de Porto Alegre.
Com certeza, sob a testemunha dos frondosos jacarandás de beleza rara, a Praça da Alfândega terá gostos, aromas e brilhos da infância.
Urbim disse que a escolha do nome dele é uma homenagem a todos os autores que se dedicam à escrita para a gurizada que está aprendendo a ler, que olham o mundo da mesma altura que as crianças, e que levam a elas o prazer da leitura.
Todos os guris e gurias, pequenos e grandes, terão um lugar especial no templo da leitura que a Feira do Livro de Porto Alegre se consolidou.
Parabéns, Carlos Urbim!

Canção da Garoa
(Mario Quintana)

Em cima do meu telhado,
Pirulin lulin lulin,
Um anjo, todo molhado,
Soluça no seu flautim.

Relógio vai bater:
As molas rangem sem fim.
O retrato na parede
Fica olhando para mim.

E chove sem saber por quê...
E tudo foi sempre assim!
Parece que vou sofrer:
Pirulin lulin lulin...

Chuva não atrapalhou gurizada de curtir a magia da CCMQ

A chuva forte que caiu no último dia 11 de setembro não atrapalhou a visita da gurizada da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro que, guiada pela Traça Biblió no projeto “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana”, fez a viagem mágica num dos mais completos centros culturais da América do sul, que é a Casa de Cultura Mario Quintana.
Encravada no Centro Histórico de Porto Alegre, na Rua mais famosa da Capital dos gaúchos, conhecida como Rua da Praia, a Casa de Cultura fica na Rua dos Andradas, 736, e é uma referência para a comunidade escolar e público em geral. Dono de rara beleza, o antigo prédio do Hotel Majestic, construído em 1923, que desde 1990 abriga a Casa de Cultura recebe turistas do Brasil e do exterior.

“Estivemos com a Biblió no dia 11 de setembro. As crianças  AMARAM! Obrigada pela tarde especial que nos proporcionaste!: disse a educadora Denise Medina, da escola São Pedro.

Maiores informes sobre a visita guiada para escolas e outras instituições, conduzida pela atriz Dinorah Araújo, com a personagem Biblió, ver no link “Em Cartaz”.

     
 

A Traça Biblió encantou a gurizada na Livraria Cultura

Desde às 15 horas a gurizada que superlotou o Auditório da Livraria Cultura, no dia 18/7, para assistir ao espetáculo infantil “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim”, já estava chegando.

A Biblió teve a oportunidade de rever muitos guris e gurias que já são seus amigos, mas também conheceu inúmeros novos amigos. Foi muito agradável e divertido! Todos quiseram tirar fotos com a Biblió e ela, que é muito faceira, adorou! Foi tudo registrado pelas lentes da Tais Mourad da Livraria Cultura que, ao lado do Laufe Bitencourt e da Marina de Araújo Lehmann da Companhia Te-Atuar, nos bastidores, contribuíram para esse encontro tão prazeroso.

Os guris e as gurias que quiserem rever a peça, ou aqueles que ainda não assistiram fiquem ligados porque no dia 1º. de agosto, às 16 horas tem mais uma apresentação com entrada franca na Livraria Cultura, Av Túlio Rose, 80, Bourbon Shopping Country dentro da programação Férias na Cultura.


A peça
Ambientada num universo lúdico, com cenário formado por imagens que acompanham o desenvolvimento do roteiro sublinhado por música incidental, a peça estimula a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.

Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo, em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió vai contando sua história e dizendo, com o manuseio de brinquedos e livros, poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família, como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética, papel de carta, namoro e bolinho de chuva.

Segundo a pedagoga Eliane Alberche, nessa relação de prazer com o livro, a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.
Urbim diz que os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que continuamos fazendo, repintando. “Traduzem o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, completa o autor.

Biblió
É uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los, se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola onde mora.

Duração: 50 minutos

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim contabiliza 111 apresentações e um público de 10.679 espectadores.


O espetáculo segue sendo apresentado nas escolas, no teatro para escolas, em bibliotecas, feiras de livros, livrarias, empresas e outras instituições.

Informações
Telefones: 55 (51) 3311.6677 e 9964.5492
E-mail: dinorah@cpovo.ne
t

Dinorah Araújo
Companhia Te-Atuar

Fotos da Livraria Cultura