A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim

2 a 24 de junho de 2018 - Sábados e domingos – 11 horas

Foron Fon Fon Espaço Lúdico – Rua Vieira de Castro, 22  (em frente à Redenção)


 

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de QuintanaVisita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana

Setembro de 2016

Dia 14 - EEEF Irma Branca – Lajeado -10h



Abril de 2016

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de QuintanaEspetáculo Infantil

Dia 30 – 16h - 5ª. Feira do Livro de Faxinal do Soturno

Local: Estande da Nova Palma Energia - Parque Municipal de Exposições de Faxinal do Soturno/RS.


A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Carlos Urbim

Espetáculo infantil

Outubro 2016

Dia 6 – Escola Caracol – Porto Alegre

10h
14h


A Traça Biblió e o Poeta - Brincando com os versos de Carlos Urbim - Espetáculo infantil

Outubro de 2015
Dia 30 – 10h30min - Teatro Carlos Urbim – Cais do Porto – Dentro da programação da 61ª. Feira do Livro de Porto Alegre

Dia 11 – 16h - Instituto Ling – Rua João Caetano – bairro Três Figueiras – Porto Alegre

Dia 10 – 16h – Instituto Ling – Rua João Caetano – bairro Três Figueiras – Porto Alegre



A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana

visita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana


Setembro
Dia 22 – 10h - EEEF Irmã Branca – Lajeado - RS


Agosto de 2015


Dia 12 – 9h30min - EMEF Governador Leonel de Moura Brizola – Canoas

 

Julho de 2015

Dia 31 - 14h30min - Entrada franca ao público em geral - Em homenagem ao 109º. aniversário de nascimento do poeta Mario Quintana – dentro da programação da Casa de Cultura
Instituição agendada: Escola da Associação dos Amigos da Vila Arapeí – Bairro Cristal – Porto Alegre


Setembro


Dia 2 – 9h30min  - EMEF  Pedro Beck Filho - Nova Petrópolis


Dia 25 -  14h30min - E.E.E.F Professora  Ana Job – Taquari – Apresentação comemorativa ao aniversário de 24 anos da Casa de Cultura Mario Quintana

Outubro

Dia 1º – 14h30min - EEEF Dr. Oswaldo Aranha – Porto Alegre

Dia 8 – 14h30min - EEEF Profa. Thereza da Silveira – Porto Alegre

Dia 15 – 9h30min – EEEF Açorianos – Porto Alegre

Dia 22 – 9h30min – Instituto Estadual Rio Branco – Porto Alegre

Dia 29 – 14h30min - Instituto Estadual Rio Branco – Porto Alegre

Novembro

Dia 5 – 9h30min – EEEF Lions Clube de Porto Alegre – Porto Alegre

Dia 12 – 9h30min – EEEF Plácido de Castro – Porto Alegre

Dia 19 – 14h30min – EEEF Professor Oscar Pereira – Porto Alegre

Dia 26 – 14h30min – EEEF Gonçalves Dias – Porto Alegre


Carlos Urbim e “A Traça Biblió e o Poeta”

A peça
Ambientada num universo lúdico, a peça é indicada para estudantes da Escola Infantil à quarta série do Ensino Fundamental e estimula a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.

A trilha sonora, criada especialmente, sublinha as ações da personagem traça Biblió e os signos teatrais como o figurino e o cenário, formado por imagens que acompanham o desenvolvimento do roteiro.

Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo, em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió vai contando sua história e dizendo, com o manuseio de brinquedos e livros, poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família, como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética, papel de carta, namoro e bolinho de chuva.

Segundo a pedagoga Eliane Alberche, nessa relação de prazer com o livro, a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.
Urbim diz que os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que continuamos fazendo, repintando. “Traduzem o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, completa o autor.

A personagem Biblió
É uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los, se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola onde mora.


O autor
Patrono da 55ª. Feira do Livro de Porto Alegre em 2009, natural de Sant’Ana do Livramento, escritor e jornalista, Urbim, trabalhou nos principais meios de comunicação do estado. Estreou na literatura em 1984, com Um guri daltônico. Em 25 anos dedicados à literatura, tem 22 títulos publicados, entre os quais estão Bolacha Maria, Caderno de temas, Diário de um guri, saco de brinquedos, Lata de tesouros, Álbum de figurinhas, Goma arábica, o Negrinho do pastoreio e outras lendas gaúchas, Piá farroupilha, Admissão ao ginásio e Na noite estrelada.

Duração: 50 minutos

Informações e agenda com Dinorah Araújo
www.tracabiblio.com.br
Telefones: 55 (51) 3311.6677 e 9964.5492
E-mail: dinorah@cpovo.net



SARAU DA TRAÇA PARA O PROFESSOR (canja com a personagem Biblió)

Aguarde!


Confira o vídeo

A Traça Biblió e o Poeta
Brincando com os versos de Carlos Urbim



O espetáculo segue sendo apresentado nas escolas, no teatro para escolas, bibliotecas, feiras de livros, livrarias, empresas e outras instituições.


O espetáculo
Ambientado num universo lúdico, o espetáculo infantil “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim” estimula a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.
Protagonizado e dirigido por Dinorah Araújo, em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem traça Biblió vai contando sua história e dizendo, com o manuseio de brinquedos e livros, poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família, como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética, papel de carta, namoro e bolinho de chuva.

Segundo a pedagoga Eliane Alberche, nessa relação de prazer com o livro, a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.
Urbim diz que os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que continuamos fazendo, repintando. “Traduzem o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre. Mostram a passagem dos guris e das gurias pela escola, de forma bem prazerosa. Permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, completa o autor.
Esta montagem já foi apresentada 105 vezes para um público de 10.074 espectadores.

Biblió
É uma traça singular que adora livros e ao invés de roê-los, se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola onde mora.

O site – www.tracabiblio.com.br
De acordo com a filosofia e estética da personagem Biblió, o site que tem concepção de Dinorah Araújo e do designer gráfico Luiz Carlos Fetter, pretende incentivar a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida. A idéia é que a página se constitua num espaço de comunicação e encontro da Biblió com a gurizada e seja uma ferramenta que contribua para a valorização do livro físico e da leitura.
“A tracinha simpática se espalha pela Internet, com site próprio. Aventura-se pelas novidades tecnológicas que projetam o futuro. Seu recado, no entanto, é único: mesmo no mundo virtual, o gosto mais saboroso é o do papel desempenhado pelos livros em nossa vida”, afirma Carlos Urbim.

Duração: 50 minutos

Informações com Dinorah Araújo
Telefones: 55 (51) 3311.6677 e 9964.5492
E-mail: dinorah@cpovo.net

 


A Traça Biblió e o Poeta -Brincando com os versos de Quintana.

Visita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana

O Projeto

É uma visita guiada pela atriz Dinorah Araújo com a personagem traça Biblió, de Carlos Urbim, que apresenta a Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ para estudantes. Busca abordar o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de incluir também aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos, além de referências que traduzem o amor de Quintana por Porto Alegre.

Enquanto vai mostrando detalhes da Casa de Cultura como o quarto do poeta, Biblió vai dizendo poemas e textos de Quintana.

A obra e a vida do poeta alegretense são mescladas com a história do Hotel Majestic, fundado em 1923 e que se tornou na atual CCMQ, em 1990.

Os poemas e textos escolhidos para compor o roteiro integram as obras: Pé de Pilão, Lili Inventa o Mundo, Baú de Espantos, Sapo Amarelo, A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, Espelho Mágico, Caderno H, Apontamentos de Histórias Sobrenatural, Esconderijos do Tempo, A Vaca e o Hipogrifo, O Batalhão das Letras e Sapato Furado.

Público-alvo

Destinado a estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal, estadual e privada, ONGs, Abrigos e outros projetos sociais da Capital e do Interior, bem como para o público em geral.

Duração: 60 minutos

Agenda:

Biblioteca Lucília Minssem pelo Telefone: 3225.7089.

Histórico do projeto

Idealizado e produzido por Dinorah Araújo é apresentado sistematicamente já foi apresentado 28 vezes e assistido por 1.337 crianças.

Estreou no dia 5 de outubro de 2006 com a parceria da Casa de Cultura Mario Quintana, através do Núcleo de Literatura, integrou a programação intitulada: Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana e a Sema Revisitando Quintana realizada em 2008. Conta com a parceria da Biblioteca Lucília Minssen.

Ficha Técnica:

-Poemas e textos de Mario Quintana
-Traça Biblió: Dinorah Araújo
-Roteiro e concepção: Dinorah Araújo
-Design gráfico: Luiz Carlos Fetter
-Criação figurino, adereços e maquiagem: Nilton Silveira
-Assessoria de Imprensa: Dinorah Araújo
-Fotografia divulgação: Cláudio Etges
-Fotografia peças gráficas: Rogério Soares
-Restauração figurino e adereços: Nara Luanda
-Bastidores: Marina de Araújo Lehmann
-Coordenação do projeto e produção: Dinorah Araújo