Querida Dinorah,
estou trabalhando com meus alunos "saco de brinquedos" do Urbim.
Nessa semana da criança construímos brinquedos, apresentamos um teatro e nos divertimos muito.
Expliquei às crianças que o livro foi escrito por um guri que cresceu e virou escritor e fez as poesias lembrando de quando era criança e que ele morreu e virou uma estrelinha lá no céu.
Fui contando as poesias um pouco a cada dia.
Bom, estou indo viajar e não poderei ir ao espetáculo.
A Luana vai me representar.
Sucesso!
Bjs

Eliane Alberche – Professora da Escola Infantil do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre.


Boa noite Dinorah! 

Queria agradecer a oportunidade de conhecer o teu trabalho. Foi muito legal, as crianças ficaram encantadas.

Priscila Spindler Corrêa Nunes – Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental da Escola Leonel de Moura Brizola de Canoas, RS. Sobre apresentação da visita guiada na casa de Cultura Mario Quintana com a Traça Biblió no dia 12 de agosto de 2015. Formada em História e Filosofia. Exerce a profissão de professora de história desde maio de 2009. Leciona no ensino público desde março de 2012.


A importância de termos a Traça Biblió como “mascote” da biblioteca infantil transparece em diversas situações. A primeira, e talvez mais importante, é a acolhida que as crianças sentem ao serem recebidas neste ambiente por uma personagem tão simpática. Além disso, a Traça Biblió tem muito apreço, carinho e cuidado com os livros, valores que as crianças assimilam através da ludicidade presente no livro de Carlos Urbim.

A própria biblioteca infantil recebeu o nome de Biblió. Assim, as crianças já se referem de forma simpática, lúdica e acolhedora a esse espaço tão carinhosamente preparado para elas: “Hoje a professora vai nos levar na Biblió!” E, para provarem aos amiguinhos e pais que lá estiveram, exigem e carregam com orgulho o “troféu” tão esperado: recebem nas mãozinhas o carimbo da Biblió!

Certamente, uma publicação que conte a trajetória dessa personagem estimula a leitura e a preservação dos livros, seria muito bem recebida e trabalhada pela comunidade escolar, em especial, nossos pequenos usuários da Biblió.

Abraço,

Andréia Knob Pereira - Bibliotecária Coordenadora - C.E.M. Pastor Dohms



A Biblió mandando ver com a criançada. Que felicidade infantil poder ouvir histórias, visitando o maravilhoso mundo da imaginação. A Biblió é um orgulho para nós, gaúchos. Importante que preparemos gerações que valorizem a vida, as diferenças e a justiça em contexto de igualdade. Parabéns, Dinorah Araújo, a tua contribuição social vem ao encontro disso. Grande beijo, obrigada.

Adiles Da Silva Lima - Professora Licenciada em Letras e Literaturas, Especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Assessora da Diretoria Pedagógica da SME de Canoas, Assessora Cultural da Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial de Canoas.


Nossa, você e muito querida para todos eu fiquei muito orgulhoso pelo teu trabalho, por isso o Carlos e as crianças gostam tanto de ti e dessa traça comilona.
Dënis Carvalho – ator de 9 anos que apresenta o espetáculo Um guri colorido – Homenagem a Carlos Urbim,


Pela primeira vez eu vi o Davi tranquilo, sem medo.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Adê Valença – mãe do Davi Arigony de cinco anos que assistiu a Traça Biblió no espetáculo Um guri colorido, em homenagem ao Carlos Urbim no Teatro Renascença – dia 28 de março de 2015


Foi um imenso prazer e um grande aprendizado, dinâmico, o passeio à Casa de Cultura Mario Quintana, as crianças com seus bons comportamentos e participação provaram que amaram o passeio e na prática associaram o aprendizado da sala de aula com A Traça Biblió e o Poeta.

Professora Shirley Martins dos Santos – Coordenadora Pedagógica – E.E.E.M. Professor Oscar Pereira de Porto Alegre.


 

Nós da FADEM gostaríamos de agradecer e parabenizar pela recepção na nossa visita, adoramos o contato com a Biblió, principalmente os alunos que comentaram muito sobre a personagem. Todos os recantos da Casa de Cultura Mario Quintana irão ficar na nossa memória, como forma de cultuarmos e valorizarmos a nossa cultura, através das lindas palavras, versos e poemas escritos por Mario Quintana.

Juçara Rech Ortiz - Educadora Física - Coordenadora SCFV FADEM – Fundação de Atendimento a Deficientes Múltiplos


Olá Dinorah!

Gostaria de aproveitar para agradecer a sua acolhida e o ótimo trabalho que desenvolveste com os alunos!

Professora Liliane Cristina Pinto – EMEF Sargento Manoel Raymundo Soares - Viamão


A Traça Biblió é um ícone em teatro, literatura e educação. Graças ao talento e sensibilidade da nossa Dinorah Araújo.

Margarete Moraes – Coord. Representação Regional Sul do Ministério da Cultura


Oi, querida Traça Biblió!! Sabes que sou sua fã n°:1 e te adoro muito!!!! Nós que agradecemos a sua disponibilidade e tanta atenção para conosco. Nossa, foi muito legal a visita mesmo com toda aquela chuva e frio eles curtiram e interagiram bem. Só peço desculpas por alguns que, às vezes conversam perdem o foco mas, correu tudo bem. Agradeço imensamente a sua atenção sempre. Seu trabalho é divino e quanto aos elogios, tô achando que, a Traça Biblió está precisando ir ao oftalmo pois, estás com falta de óculos,kkkkkkkk!!!

Obrigada mais uma vez e se surgir oportunidade a escola quer ir de novo com as turmas de 3º e 4º ano. Me avise se surgir.

Obrigada pelo carinho e uma boa semana, adoro muito, tudo isso......

Nary Silveira – Professora da EEEF Gabirela Mistral de Porto Alegre


Oi bliblió foi mt boom te conhecer sou aluna da escola mané garrincha do 5 ano bjs....

Leticia Souza Rodrigues – Estudante do 5º. Ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha de porto Alegre


Adorei conhecer este trabalho tão lindo! Parabéns Dinorah. As crianças adoraram a Biblió e a  Casa de Cultura Mario Quintana. Mais uma vez, obrigado por proporcionar uma manhã tão emocionante e única para os pequenos.

Berenice Costa Fonseca – Profa. do 5º. Ano – Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha – Porto Alegre, RS


Tenha certeza de que todos ficaram felicíssimos com a visita do dia 09.11 na Casa de Cultura e agora na sala de aula é um "TI.TI.TI.TI.TI.TI...." que só vendo...(risos).

Um forte abraço!

Profª Adriana Natálio – Escola Profa. Alice de Carvalho – Alvorada/RS


A Casa de Cultura Mario Quintana é que tem muito a agradecer a você e à Biblió por encantar crianças de todas as idades e despertá-las para o mundo mágico dos livros.

Leila Lucélia Dalpiaz e Mattos – Assessora Especial da Secretaria de Estado da Cultura-SEDAC e Adjunta da direção da Casa de Cultura Mario Quintana


Em primeiro lugar, agradeço imensamente a oportunidade que meus alunos receberam na última sexta-feira, nessa encantadora Casa de Cultura Mario Quintana.

Biblió e Débora, foram fantásticas!

Muito obrigada por tudo e um fortíssimo abraço!

Profª Adriana Natálio  (EMEF Professora Alice de Carvalho – Alvorada/RS)


Gostamos muito da visita à Casa de Cultura e da atenção que tiveste com nossas crianças. Professora Luciana Marques - EEEF Lídia Moschetti de Porto Alegre



Querida Dinorah,
muito obrigada pela oportunidade de conhecer um pouquinho da vida íntima do grande poeta e escritor Mario Quintana, tanto eu como a lua ficamos maravilhadas, foi uma viajem fantástica, valeu a pena fazer um esforço e ter ido a comemoração dos 106anos de Mário Quintana. desejo que as obras que ele nos deixou seja com uma sementinha de fonte de inspiração para as crianças, jovens e adultos que aqui estão neste mundo! muito obrigada  de coração, querida dinorá. a BIBLIÓ estava de+++++++++++++

Emília Ehara – Artista Visual – Atelieko (olhar sobre a visita guiada pela Traça Biblió na Casa de Cultura em comemoração aos 106 anos do poeta Mario Quintana)


Querida Dinorah,
desde já nossa gratidão por ter proporcionado está tarde maravilhosa para as nossas crianças. No retorno ao projeto o principal assunto era a "Traça", uma das meninas disse: A traça é muito querida!.
Com certeza teremos o maior prazer em lhe enviar todo o material que os educandos produzirem. Na segunda-feira lhe encaminho as fotos.
O presente foi pensado com muito carinho, para uma pessoa muito especial e como diz o poeta o que seria do caminho se não fosse as estrelas!. Pode ter certeza nossa estrela foi você, neste passei adorável.
Abraços com carinho. Ir. Vera (e-mail da Irmã Vera – Coord. pedagógica e coord. geral do Centro de Formação Teresa Verzeri – CFTV de porto Alegre)


Oi, Dinorah!
Nós, que estamos imensamente agradecidos e felizes pela tua presença e pela resposta imediata das crianças. Eles simplesmente adoraram. Para eles em que as possibilidades são tão poucas, poderem aprender e se divertir foi o máximo. Eu amei o espetáculo e amei você. bjs muito, muito obrigado...
Silsa Pereira – Assistente Social – Coord. do Projeto ERBENEZER de Arroio dos Ratos



Dinorah!
Boa tarde, desculpe a demora no retorno, mas estava em viagem.
Adorei a visita, sou fã de Mario Quintana, adoro seus poemas, me emocionei em muitos momentos, em especial no ultimo que você recitou, que falava da importância do sonho...se for possivel me mande para que eu tenha este registro.
Obrigada pelo seu carinho e atenção, parabéns pelo seu trabalho.
bj em seu coração

Adriana Baldissera
Profa. Da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIOESTE – Universidade do Oeste Catarinense (Câmpus Xanxerê)


Olá Dinorah:
 
Fiquei emocionada com a subida da Biblió no palco, no dia da abertura da 55ª Feira do Livro, ficando de mãozinha dada com o patrono. Era tu, não era? Me bateu uma saudade boa, se é que existe isto.
Que continues fazendo muito sucesso como Biblió, como Dinorah...
Grande abraço.
Profa. Celi Lutz - Sapiranga


Olá Dinorah!
Sou a professora Fabiane da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro. Estive com minha turma na Casa de Cultura no dia 11 de setembro. Gostaria de te dizer em nome da turma B15 que nós adoramos a visita que fizemos e a companhia da Traça Biblió. Todos nós voltamos para a escola encantados com o teu trabalho. Parabéns! Logo em seguida os alunos fizeram desenhos sobre a visita e é por isso que estou te escrevendo, para enviar os trabalhos que eles fizeram. Esperamos que tu gostes! 30 beijos e 30 abraços bem apertados da turma B15!
Professora Fabiane Salerno


Olá, Dinorah!
Sou a professora Denise Medina da turma B12 da EMEF São Pedro e
estivemos com a Biblió no dia 11 de setembro. As crianças  AMARAM!
Obrigada pela tarde especial que nos proporcionaste! Tenho alguns
desenhos e cartinhas pra Biblió, como poderia enviarte?
Seguem algumas fotos da minha turma naquela tarde.
Parabéns pelo teu belo trabalho!
Denise
PS.: (as crianças assistiram a visita guiada “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana, na Casa de Cultura Mario Quintana)



Lembranças de formatura

No dia 8 de junho de 2002, às 20h, estávamos lá, os quase formandos da Biblioteconomia, entre nervosos, agitados e cantantes no saguão da Reitoria da Ufrgs.
Todos os colegas acolheram bem a sugestão do nome do nosso paraninfo: Carlos Urbim, homem das letras, dos livros, das bibliotecas... No dia, ele chegou e estávamos aguardando na rua e tirando as fotos. Ele, muito elegante, estava com uma gravata em que a estampa era composta de várias prateleiras cheias de livros. Disse-nos que comprou especialmente para nossa formatura. Primeira surpresa.
Do paraninfo não esperávamos nada, somente que adentrasse o teatro nos conduzindo em fila e com muita maestria. E eis que ele aparece no corredor para nos buscar com alguém que é nada mais nada menos que a própria personagem, como saindo de um livro, saltando de suas páginas, a própria traça, a Biblió do livro “Uma graça de traça”. Segunda surpresa.
A Biblió caminha de mãos dadas com o autor e durante o trajeto até o palco vai saboreando um delicioso papel. Que gosto será que tinha aquele papel? Gosto de missão cumprida, de saber, de encantamento... Com certeza, esta cena será inesquecível para quem a assistiu. Foram momentos emocionantes proporcionados pelo querido e surpreendente paraninfo e pela maravilhosa traça Biblió. Esta foi uma grande homenagem do Urbim aos formandos.

Rosinaura Barros - Bibliotecária
Coordenadora da Biblioteca Erico Verissimo
EMEF Vila Monte Cristo


Conheci a Traça Biblió quando era Secretária da Cultura em Porto Alegre nas apresentações no Arquivo Público Municipal, e foi amor a primeira vista. Fiquei encantada com o conteúdo livre e solto, baseado na poesia  de Mario Quintana e de Carlos Urbim, dois autores reconhecidos no Rio Grande do Sul e fora dele, pelo talento e capacidade de se expressarem também para o público infantil e juvenil. Porém, a surpresa que me emocionou e emociona sempre é a  atuação da atriz, jornalista e produtora Dinorah Araújo, de como leva essa mensagem de amor a leitura e escrita e o quanto consegue atrair e quase hipnotizar crianças de escolas públicas, infelizmente as vezes totalmente afastadas do universo da arte e da cultura, até a Traça chegar. Parabéns a Dinorah Araújo e o desejo que continue levando Biblió para todos os quadrantes do Brasil e aonde puder chegar. .
Margarete Moraes - Assessora Especial do Ministro da Cultura


Eu tenho muitas lembranças da tracinha Biblió. Ela me acompanha desde pequena, com uns 5 anos, no meu gosto pela leitura. Sempre fui a muitas peças de teatro quando eu era pequena, porém o meu xodó maior era “Uma Graça de Traça”. Mesmo com o incentivo dos meus pais para que eu lesse livros, nenhum foi tão grande do que quando eu vi a Biblió pela primeira vez. Perdi a conta de quantas vezes eu vi a peça, e sempre que saia do teatro, chegava em casa e pegava um livrinho para ler.
Essa traça está no meu coração assim como deve estar para vários outros adultos que passaram a infância com ela, assim como eu.
Amanda Giacomo, 23 anos, estudante de Biologia Marinha/UFRGS



Muita coisa poderia dizer sobre a história "Uma graça de traça" de Carlos Urbim, teatralizado por Dinorah.  Com  a valorização dos livros, do fantástico, dos sonhos, dos afetos é especial para ser "curtido" pela gurizada.
Maria Lina J.Volkmer - E.E.Prof.Leopoldo Tietbohl


Em fevereiro de 1991, fui ao Teatro pela primeira vez. Eu tinha 40 dias de vida. Assisti a peça Uma Graça de Traça, encenada pela tia Dinoráh, com meus pais. Hoje, com 18 anos, assisti várias montagens de Uma Graça de Traça, durante minha infância e adolescência. Não tenho dúvida de que as histórias infantis, assim como Uma Graça de Traça, contribuíram muito para o meu crescimento pessoal e cultural.
Pedro Conzatti-Costa – 18 anos

A Adorável Traça Biblió
Falar sobre a Traça Biblió é falar de uma Traça singular, uma guardiã de uma biblioteca infantil de uma velha escola. E como guardiã de biblioteca, essa querida personagem nos ensina muito bem o caminho da leitura, da poesia, da criatividade, da emoção. O público infantil que assiste ao espetáculo "A Traça Biblió: brincando com os versos de Carlos Urbim" se diverte muito, pois a Biblió inventa brincadeiras, recita versos do poeta Urbim e também conta histórias do povo gaúcho para as crianças. É muito engraçado o jeito da Traça manusear os brinquedos, parece muito sapeca, lúdica, e me faz rir de suas travessuras. Falo como espectador, mas vejo isso nos olhos e expressões das crianças durante o espetáculo. Não poderia deixar de falar que os recursos sonoros utilizados na trilha de musical contribuem para nos fazer "viajar" para a infância, e também a questão do jogo: o lúdico. Me lembra muito um comentário sobre os contos de Cortázar no livro em "Cuento Completos": "En los libros de Cortázar juega el autor, juega el narrador, juegan los personages y juegan el lector..." Com isso quero dizer que no espetáculo da Traça Biblió há um jogo de brincadeiras e imaginação, onde todos jogam: o Autor-Urbim, a Traça Biblió, as Crianças espectadoras-jogadoras e Poesia. Um jogo divertido, real e imaginário, conduzido pela adorável Traça Biblió.
Querida Traça Biblió: parece que me perdi nesse jogo. Falei mais do espetáculo e menos de você. Mas é porque você é o espetáculo das crianças, adorável Traça Biblió! Arteira, sapeca, namoradeira, cheia dos tri legal, tri bom, de mas bahh e barbaridade, tchê das expressões gaúchas. Continue estimulando a leitura e a preservação dos livros. Continue no mundo da poesia.
Ari Meneghini – ator e professor de Literatura