Peça infantil “A Traça Biblió e o Poeta” na
3ª. Feira do Livro de Inverno de Tramandaí

O dia 13 de julho vai marcar a apresentação do espetáculo infantil “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim” na 3ª Feira do Livro de Inverno, evento que integra a programação da 23ª Festa Nacional do Peixe que iniciou no último dia 29 de junho e segue até 22 de julho de 2012.

A apresentação do espetáculo que será realizado às 14 horas, com entrada franca, no Pavilhão Cultural do Centro Municipal de Eventos, é uma realização da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Tramandaí, por meio da Biblioteca Pública Municipal.

A peça

Ambientada num universo lúdico,  a peça  é indicada para estudantes da Escola Infantil à quarta série do Ensino Fundamental e estimula a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.

A  trilha sonora,  criada especialmente,  sublinha as ações da personagem traça Biblió e os signos teatrais  como o figurino e o cenário,   formado por imagens que acompanham o  desenvolvimento do roteiro.

Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo,  em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió  vai contando  sua história e dizendo,  com o manuseio de brinquedos e livros,  poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família,  como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética,  papel de carta, namoro e bolinho de chuva.

Segundo a pedagoga Eliane Alberche, nessa relação de prazer com o livro,  a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.

Urbim diz que   os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que  continuamos fazendo, repintando.  “Traduzem  o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, completa o autor.

A Traça Biblió

É uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los,  se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma  velha escola onde mora.

O sítiowww.tracabiblio.com.br

De acordo com a filosofia e estética da personagem Biblió,  o site que tem concepção de Dinorah Araújo e do designer gráfico Luiz Carlos Fetter,  pretende incentivar a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.  A idéia é que a página se constitua num espaço de encontro da Biblió com a gurizada e seja uma ferramenta que contribua para a valorização do livro físico e da leitura.

A tracinha simpática se espalha pela Internet, com site próprio. Aventura-se pelas novidades tecnológicas que projetam o futuro. Seu recado, no entanto, é único: mesmo no mundo virtual, o gosto mais saboroso é o do papel desempenhado pelos livros em nossa vida”, afirma Carlos Urbim.

A TRAÇA BIBLIÓ E O POETA

BRINCANDO COM OS VERSOS DE CARLOS URBIM

3ª. Feira do Livro de Inverno de Tramandaí

Dia 13 de julho de 2012 – 14 horas - Entrada franca

Pavilhão Cultural do Centro Municipal de Eventos (Antiga Rodoviária)

Duração: 50 minutos

Informações

Sítio: www.tracabiblio.com.br

Telefones:  +55 (51) 3311.6677 e 9964.5492

E-mail: dinorah@cpovo.net

Skype: mdatuar


Traça Biblió na programação do aniversário de Mario Quintana

Integrando  a programação  da  Semana do Aniversário de 106 anos do poeta  Mario Quintana,    a visita guiada     A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana, será apresentada pela atriz Dinorah Araújo, com entrada franca,  no dia 30 de julho. 

Com roteiro de Carlos Urbim e Dinorah Araújo, a apresentação é promovida pela Casa de Cultura Mario Quintana-CCMQ e conta com a parceria da Biblioteca Infanto-Juvenil Lucília Minssen.

Público alvoEstudantes de escolas públicas do ensino fundamental, ONGs, Abrigos e outros projetos sociais  desenvolvidos na Capital e no Interior.

A visita É conduzida por Dinorah Araújo, de forma lúdica,  com a personagem Traça Biblió, de Carlos Urbim,  que  apresenta a Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ  para  estudantes.  Aborda o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de incluir aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos, além de referências que traduzem o amor de Quintana pela cidade de Porto Alegre, grande fonte de inspiração da sua produção literária.

Enquanto vai mostrando detalhes da Casa de Cultura, entre eles o quarto do poeta, Biblió vai dizendo poemas e textos de Quintana.

A obra e a vida do poeta alegretense são mescladas com a história do Hotel Majestic, fundado em 1923 e que se tornou na atual CCMQ,  em 1990.

Os poemas e textos escolhidos para compor o roteiro integram as obras: Pé de Pilão, Lili Inventa o Mundo, Baú de Espantos, Sapo Amarelo,  A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, Espelho Mágico, Caderno H, Apontamentos de Histórias Sobrenatural, Esconderijos do Tempo, A Vaca e o Hipogrifo, O Batalhão das Letras e Sapato Furado.

Histórico

Idealizado no verão de 2006 por Dinorah Araújo, que também assina a produção, vem sendo apresentado sistematicamente.  Estreou no dia 5 de outubro de 2006 com a parceria da Casa de Cultura Mario Quintana e   integrou a programação intitulada: Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana.

O Projeto também participou da programação da Semana Revisitando Quintana realizada em 2008. 

Contabiliza 77 apresentações para 3.708 espectadores.

   
       

A TRAÇA BIBLIÓ E O POETA BRINCANDO COM OS VERSOS DE QUINTANA

Visita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736
Dia 30 julho – 14h30min

Entrada franca

Informações e agenda Telefone: (51) 3311.6677 e 9964.5492
Sítio: www.tracabiblio.com.br

 


 

Biblió na Revista Fala Brasil

A Traça Biblió está entre as personagens da cena cultural da Capital dos gaúchos, na mais recente edição da Revista Fala Brasil, lançada no entardecer da última sexta-feira, 12/11, sob o olhar da beleza ímpar dos jacarandás da Praça da Alfândega e de grande número de leitores, artistas locais e amantes do livro, da palavra e da poesia, como Margarete Moraes, Adroaldo Bauer, Luizinho Santos, Bethy Krieger e Olívio Dutra, que no momento apreciaram a cuidadosa performance do ator Jairo Klein interpretando os versos de Fernando Pessoa, devidamente caracterizado como o grande poeta português.

Nessa edição de novembro de 2010, a Revista Fala Brasil –A cultura preto no branco- fez uma homenagem aos ex-patronos da Feira do Livro de Porto Alegre, nos últimos 16 anos, período em que o jornal Fala Brasil, importante veículo de resistência, registro e difusão da cultura produzida em Porto Alegre, esteve presente na Feira do Livro.
Editada por Rosane Scherer, a Revista Fala Brasil é uma publicação do Fala Brasil Editora Jornalística & Eventos, que integra o Movimento Fala Brasil e, entre os colaboradores, estão: Affonso Romano de Sant`Anna, Adroaldo Bauer, Danúbio Gonçalves, Daniel Soares e Zé Augusto.

Dinorah Araújo

 

Início do Ano letivo/2010
Nós, professoras das turmas 21, 22 e 23, da segunda série, queríamos fazer uma hora do conto diferenciada para trabalharmos o “Dia da Biblioteca”, dia 12 de março. Depois de muito procurarmos, escolhemos o livro “Uma graça de Traça” do Carlos Urbim, que conta a história da Biblió.
Biblió é uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los, se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola onde mora. Escolhemos essa história, porque ela tem por objetivo o incentivo a leitura e a preservação dos livros de uma forma alegre e divertida, além de ser uma ferramenta que contribui para a valorização do livro físico e do prazer pela leitura.
Contamos a história para nossos alunos e eles amaram!!
Pedimos que fizessem uma pesquisa sobre as “Traças” no final de semana. Para o nosso espanto, eles voltaram extremamente motivados e curiosos em saber cada vez mais sobre o assunto.
Por este motivo, o interesse dos alunos, decidimos dar continuidade a este tema, através de um Projeto de Leitura que envolvesse todas as áreas do conhecimento, incluindo também saídas de estudos, para dar ainda mais significado, motivação e diferentes vivências na aprendizagem de nossos educandos.

Atividades já desenvolvida:
• CONTAMOS A HISTÓRIA NO DIA DA BIBLIOTECA (12 DE MARÇO) A HISTÓRIA DA BIBLIÓ (O PEQUENO HISTÓRICO DA VIDA DA BIBLIÓ- RETIRADO O BLOG...)
• Despertamos neles a Curiosidade/imaginação/interesse;
• Desenho da história (do que imaginaram, personagens, cenários etc.)
• Pesquisa sobre as “Traças”
• Apresentação das pesquisas aos colegas
• Montagem do cantinho das traças na sala de aula (em uma mesa)
• Produção coletiva – Ficha da Traça (aspectos mais importantes como: tamanho, onde vivem, de que se alimentam, tempo de vida, utilidade ao homem, curiosidades e etc.
• Atividades de linguagem envolvendo as palavras chaves da história.
FOI AGENDADA A SAÍDA DE ESTUDOS À CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA (VISITAÇÃO E PEÇA TEATRAL: BIBLIÓ – UMA GRAÇA DE TRAÇA).

VÁRIAS ATIVIDADES ESTÃO SENDO TRABALHADAS NESTE PROJETO, ENVOLVENDO TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO.
No dia 22/3/2010 pedimos para que, uma outra professora, fosse em nossa sala e entregasse uma caixa de presente (toda enfeitada), contendo o Livro “Uma graça de traça”, enviado pela BIBLIÓ, DE PRESENTE O LIVRO PARA OS ALUNOS.

No dia 15/4/2010 a BIBLIÓ, MANDOU ENTÃO O SEGUNDO PRESENTE PARA ELES:
Um pacote de presente (celofane) contendo uma pastinha da Biblió, um livro “Uma graça de Traça” e também uma cartinha enviada por ela para todos os alunos.
* Cada aluno recebeu esta cartinha individualmente.
* Fizemos o sorteio para ver a ordem de quem levaria o presente da Biblió.
COM A SEGUINTE CARTINHA DA BIBLIÓ:


ELES AMARAM O PRESENTE!!MALETINHAS:

       

 

OS ALUNOS COM O PRESENTE ENVIADO PELA BIBLIÓ.

Na semana passada e nesta trabalhamos sobre o Carlos Urbim e o Mário Quintana. Também trabalhamos com os poemas do “CADERNO DE TEMAS”.
até amanhã!!


ANGELA CHAGAS


 

“Uma vida não basta apenas ser vivida: também precisa ser sonhada”

É difícil expressar -em palavras- a imensa alegria que eu senti no momento, e ainda estou sentindo, por ter apresentado a visita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana -CCMQ, intitulada “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana”, na tarde ensolarada do último dia 30 de abril, cerca de 50 educandos do Centro de Formação Teresa Verzeri - CFTV, na faixa etária dos seis aos 14 anos, oriundos de famílias das comunidades da Vila Farrapos e Humaitá, aqui de Porto Alegre.
A educação, o respeito pelo meu trabalho, a sagacidade perceptível e o interesse demonstrado pelas crianças e adolescentes, que nunca haviam visitado a Casa de Cultura, e ficaram atentos em cada instante me emocionou e gratificou completamente e é, sem dúvidas, um indicativo de que não devemos perder a esperança, insistir e não desistir jamais de investir principalmente nas crianças, adolescentes e jovens, praticando a transversalidade por meio de ações desenvolvidas nas mais variadas áreas do conhecimento, mas principalmente por meio da educação e das linguagens artísticas, por apresentarem caráter lúdico, como é o caso do Teatro.
Cumprimento a Irmã Vera, coordenadora pedagógica e coordenadora geral do CFTV e toda sua equipe por não medirem esforços para realizarem essa “carpintaria” tão delicada e difícil, mas tão gratificante.
Nada melhor para que todos tenham ideia do potencial dos educandos do CFTV do que as imagens dos trabalhos produzidos por eles após a visita na CCMQ, pelas fotos e pela linda “Bibliózinha” que me ofereceram, construída com material reciclado, dando um exemplo de que todos nós podemos fazer trabalhos maravilhosos de forma sustentável. E para todos terem ideia do presente que foi para minha vida esse encontro, faço minhas as palavras do poeta Mario Quintana na Epígrafe do livro Lili Inventa o Mundo:

“As pessoas sem imaginação
Podem ter tido as mais
Imprevistas aventuras, podem
Ter visitado as terras mais
estranhas. Nada lhes ficou. Nada
lhes sobrou. Uma vida não basta
apenas ser vivida: também
precisa ser sonhada”.

Dinorah Araújo

       
       
       
       
 

 

 


 

A Traça Biblió contou histórias e disse poemas
para os participantes do Projeto EBENEZER

A tarde ensolarada do sábado, 17 de abril, foi muito agradável. A Traça Biblió, representada pela atriz, jornalista e produtora cultural Dinorah Araújo, esteve em Arroio dos Ratos para contar histórias e dizer poemas para quase uma centena de crianças, adolescentes e jovens que participam do Projeto EBENEZER.
Biblió contou a sua história do livro “Uma Graça de Traça” de Carlos Urbim e também a história de um guri que se chama Guilherme, e é protagonista do livro “O Pum!” do escritor Celso Gutfriend, além de dizer poemas de Quintana e Urbim.

Foi uma tarde muito especial e acertada que, capitaneada pela assistente social Silsa da Silva Pereira, coordenadora do Projeto, e pelo entusiasmo e alegria da gurizada e dos voluntários como a professora de teatro, Cristina Tricot, e da professora Maria Helena Menezes que trabalha com a contação de histórias e incentivo à leitura, não somente recebeu a Traça Biblió, mas também possibilitou que os grupos de dança de rua e de teatro, formado por participantes do Projeto, apresentassem seus trabalhos.

Na platéia atenta estava a gurizada e seus familiares, além das presenças do Secretário de Educação e Cultura, professor Gilmar Teixeira e da professora Maria Helena Menezes.
Vale registrar, e louvar, que a Prefeitura de Arroio dos Ratos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura é parceira do Projeto EBENEZER.

Projeto EBENEZER
Com base no provérbio "Educa a criança no caminho em que deve andar, quando envelhecer não se desviará dele.",
o projeto nasceu em 2005 com objetivo de transformar a vida das crianças através do amor, oportunizando a elas atividades que as tirem das ruas e se ocupem com oficinas multi-diciplinares e ações preventivas, que permita a inclusão das mesmas na sociedade.
“Começamos com duas crianças. Hoje atendemos quase 80 participantes e oferecemos várias oficinas como de teatro, dança de rua e informática, além do reforço escolar, por meio da participação de cerca de 20 voluntários”, conta Silsa.

Aguardando o início da construção da nova sede, O Projeto EBENEZER conta com o espaço da biblioteca e ensaio, além das salas para aulas de reforço escolar e informática.

 

 


 

Biblió na XII Semana Literária do Colégio Anchieta

Foi muito interessante e divertida a participação da Biblió, promovida pela WS Editor na XII Semana Lierária do Colégio Anchieta de Porto Alegre, realizada de 10 a 16 de abril.
Por que foi interessante e divertida a participação da Biblió? Foi porque a “gurizada” era formada por alunos da quinta série, que já está em outra fase da vida e, geralmente, me apresento com a Biblió para alunos da educação infantil até a quarta série do ensino fundamental.
Como realmente a Biblió é uma traça singular, tem família, o namorado Tracinho e trabalha como guardiã dos livros, a “gurizada” entrou no clima e participou. Aliás, os guris e as gurias do Colégio Anchieta adoraram a expressão “gurizada”!
O Colégio Anchieta que está completando 120 anos e tem uma biblioteca central com quase essa idade, nesse trabalho para a quinta série, capitaneado pela bibliotecária Denise Pazzetto e pela professora Patrícia, está de parabéns por, independente da faixa etária, através de seus projetos com o público interno, lembrar de que é sempre oportuno incentivar a leitura.

Dinorah Araújo

 



 

Traça Biblió inicia apresentações de 2010 com aprendizado e alegria

O reinício das apresentações de cada ano letivo é sempre marcado pela volta às aulas, reencontro de velhos amigos e encontro de novas amizades.
Nos últimos dias de março, de forma muito gratificante e prazerosa, apresentei os trabalhos da Série “A Traça Biblió e o Poeta”: a visita na Casa de Cultura Mario Quintana -CCMQ, que sempre me encanta e emociona, na qual a traça Biblió brinca com os versos de Quintana numa viagem mágica por todos os espaços do antigo Hotel Majestic e a peça infantil onde a personagem brinca com os versos de Carlos Urbim, que foi apresentada na IV Feira do Livro de Capão de Canoa (aguardem as fotos), dia 29, e se constitui numa experiência inesquecível porque a gurizada havia sido muito bem preparada pelos educadores, com o aval da atual Secretária Municipal de Educação, a professora e jornalista Marli Conzatti. Com uma Comissão Organizadora da Feira atuante e demais secretarias envolvidas, principalmente a de Turismo tudo funcionou. Fomos muito bem recebidos. O jornalista e escritor Carlos Urbim, autor da Biblió também estava lá. Foi um dia muito agradável. O mar de Capão da Canoa estava lindo!
No dia 26, realizei duas apresentações da visita guiada na CCMQ, uma que foi no horário do almoço porque os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente da Fontoura estavam passeando o dia todo e não precisavam voltar correndo para a escola (ver fotos deles com a Biblió no Jardim Lutzenberger), foi muito agradável, pois eles estavam preparados, eram muito divertidos e educados e demonstraram grande interesse por tudo que viram na visita. Ah, as mães e as professoras que acompanhavam os guris e as gurias também. Tudo foi muito bom e um aspecto importante é que a Biblió e a gurizada aprenderam muitas coisas legais com o bi[ologo Edgar Mai que generosamente fez as fotos. Ele mostrou que no Jardim Lutzenberger, entre tantas flores e folhagens de rara beleza está a planta Papiro*.
Nesse dia, pela primeira vez, apresentei a viagem mágica na CCMQ à noite, por volta das 19 horas e, pasmem, para uma turma de futuros arquitetos, estudantes da UNIOESTE – Universidade do Oeste Catarinense (campus Xanxerê). Me senti muito orgulhosa e honrada com essa oportunidade de apresentar a eles a CCMQ, com a minha personagem traça Biblió. Falar sobre o nosso grande poeta Mario Quintana foi muito emocionante. Gostei bastante deles, que estiveram atentos o tempo inteiro, perguntaram muitas coisas para a Biblió e também se emocionaram assim como a personagem, e como eu (ver em Olhares neste site o depoimento da Profa. Adriana Baldissera da UNIOESTE).

Dinorah Araújo

*Pelo latim papyrus do grego antigo p?p???? é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico e Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a Antigüidade (sobretudo no Antigo Egipto, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano.

Fotos da visita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana, dia 26 de março, ocasião em que a Biblió recebeu uma turma de alunos da faculdade de Arquitetura da UNIOESTE - Universidade do Oeste de santa Catarina (câmpus Xanxerê).
Fotos: asdriana Baldissera.

 

 

 

 

Outras notícias